Capítulo 1 : Introdução ao WinDi Translation Help e aos conceitos do Menu WinDi.

1.1. Como aceder ao WinDi Translation Help.

A partir do "Gestor de Programas" do Windows ou do Menu WinDi (ver capítulo seguinte).

No "Gestor de Programas" / "Explorer" do Windows, clique simplesmente sobre o icone WinDi situado no grupo de programas WinDi Translation Help.

Assim que o programa se carregar em memória, ele posiciona-se no local onde o havia deixado a última vez (na primeira utilização, ele posiciona-se no centro do écran).

1.2. Como sair de uma aplicação WinDi

Pode sair das aplicações WinDi de três formas diferentes :

- Clique com o botão esquerdo do rato sobre o ícone em forma de porta afim de guardar a aplicação WinDi em memória, se tiver que a utilizar ulteriormente. O WinDi está assim minimizado, mas continua acessível no Windows.

- Clique em qualquer lado sobre o écran, fora da janela WinDi, para obter o mesmo resultado.

- Clique com o botão direito do rato sobre o ícone em forma de porta afim de descarregar completamente o WinDi da memória do seu computador. Se tiver aberto várias aplicações WinDi, deverá repetir esta operação para cada uma delas, se, por exemplo, desejar libertar a memória para outras aplicações.

1.3. Como utilizar o Menu WinDi.

Clicando sobre o ícone "Menu WinDi " disponível na barra de ferramentas do Windows, terá acesso ao Menu WinDi a partir do qual poderá abrir todas as aplicações WinDi, como ilustado em baixo :

Clique para abrir :

WinDi - Menu


WinDi Browser / Editor Duplo

Pronuncia de palavras / textos

Dicionários / gramática / conjugação

Conjugação simples

Tradução Interactiva de Frases

Gestão de Projectos de Tradução

Manual electrónico e Parametragem (instalação)

Clique sobre os ícones para abrir (por ordem de apresentação de cima para baixo ) : WinDi Browser, Editor Duplo (Ajudar na tradução e na compreensão ) Voice for WinDi (síntese vocal), Dicionários WinDi, Conjugação WinDi, Tradução WinDi Directa, Gestão de Pojectos de Tradução , Parametragem (instalação) permitindo seleccionar a lingua de diálogo do WinDi (a sua selecção será recuperada pelo símbolo cinzento situado sobre a letra "S"), e por fim o manual.

O Menu WinDi permite igualmente seleccionar as línguas de origem e de destino que serão utilizadas em todos os módulos.

Para sair do Menu WinDi, clique sobre o ícone " porta "

Selecção das línguas :

 Línguas de origem e de destino (alvo): esta opção permite seleccionar as línguas de partida e de destino que serão utilizadas em todas as aplicações WinDi : dicionários, ajuda na tradução e na compreenção, conjugação (unicamente da língua de origem), Tradução Directa, Browser. É igualmente possível seleccionar outras línguas origem/destino no interior de cada uma das aplicações WinDi.

Parametragem (Instalação) : selecção da língua de diálogo.

Este écran permite seleccionar uma língua de diálogo entre as 7 línguas disponíveis, e isto para todas as aplicações WinDi. Trata-se da língua na qual todas as mensagens assim como comentários gramaticais, menus, etc., serão apresentados. O programa de instalação do WinDi pedir-lhe-á para escolher uma língua de diálogo . Clique sobre um dos botões " língua ", e de seguida clique sobre a porta para sair deste menu. Se desejar modificar a língua de diálogo depois da instalação, é importante lembrar que depois de ter escolhido a nova língua deverá sair totalmente das aplicações WinDi nas quais trabalhava e abri-las em seguida, senão a modificação não será feita. Inicialmente a língua de diálogo seleccionada é o inglês. Dentro de cada aplicação WinDi, a língua de diálogo seleccionada é recuperada por um símbolo cinzento, como no Menu WinDi.

Como sair do Menu WinDi.

Se desejar sair desta aplicação, clique sobre a porta. Utilizando o botão esquerdo do rato, minimizará o Menu WinDi.

Como aceder às outras aplicações WinDi

Cada ícone situado no lado direito do Menu WinDi dá acesso a uma determinada aplicação : dicionários, conjugação, etc.

Encontrará em baixo uma explicação detalhada do módulo " Editor Duplo " (Ajuda na Tradução e na Compreensão)

Editor Duplo (Ajuda na Tradução e na Compreensão) (Ver também o Capítulo 3)

Seleccione um texto ou uma palavra, e copie para o "clipboard" através do menu " Editar Copiar " ou do comando CTRL + C ou CTRL + INSER. A seguir abra o Menu WinDi e clique sobre o ícone " Editor Duplo " para obter a " compilação " do seu texto ou palavra (leia o capítulo 3 para mais explicações). Se não tiver seleccionado nada, o " Editor Duplo " estará vazio aquando da sua abertura e poderá importar ou escrever um texto.

Como importar a sua tradução para uma outra aplicação :  

- Escreva a sua tradução no Editor de baixo como explica o capítulo 3. Se esse editor não contiver nada, o texto que será importado para uma outra aplicação à sua escolha será o último escrito neste Editor. Esta função revela-se muito útil para salvaguardar automaticamente as traduções precedentes ( ver mais à frente " Como recuperar a última tradução efectuada ").

- Sair do Editor Duplo clicando duas vezes com o botão esquerdo do rato no quadrado que se situa no canto superior esquerdo do écran (procedimento habitualmente utilizado para sair de qualquer uma das aplicações do Windows ).

- Assim que voltar à sua aplicação inicial, coloque o cursor no local onde deseja a inserção da sua tradução. Resta-vos apenas abrir a função " Colar " do menu " Editar " ou de usar o comando CTRL + V ou MAJ + INSER para importar a tradução para a sua aplicação. Na maior parte das aplicações do Windows, poderá clicar sobre o seu texto com o botão direito do rato para fazer aparecer o menu " Editar ".

1.3.1. Como recuperar a última tradução efectuada.

Se abrirmos a aplicação " Editor Duplo " a partir do Menu WinDi sem ter nada no Clipboard, o Editor Duplo aparece no écran com a última tradução efectuada. Esta função pode ser utilizada como forma de chamar a atenção, mas ela foi desenvolvida para salvaguardar automaticamente as suas traduções anteriores. Assim, se abrir o Editor Duplo sem ter nada seleccionado, poderá continuar a trabalhar sobre a sua última tradução.

Assim que fechar o Editor Duplo, a sua tradução será imediatamente copiada para o "clipboard". Se perder o conteúdo do seu "clipboard" (por exemplo se ao utilizá-lo abrir outras aplicações), não se preocupe, retorne à aplicação a partir da qual começou a traduzir utilizando o Editor Duplo. Sem seleccionar nenhum texto, clique imediatamente sobre o ícone " Editor Duplo " no Menu WinDi. O Editor Duplo aparecerá assim no écran com a sua última tradução. Saia imediatamente desta aplicação se não tiver nenhuma modificação a fazer à tradução, e siga as explicações fornecidas se pretender inserir a sua tradução numa outra aplicação. Pelo contrário, se abrir o Editor Duplo depois de ter seleccionado um texto, não escreva nada no editor e saia da aplicação para recuperar a sua tradução. que não escreva nada no Editor de baixo, o novo projecto de tradução não será salvo, afim de preservar a função de salvaguarda.

_________________________________________________________________

Logo
Índice.

Visite o nosso site na Web : http://www.windi7.com