Manual de instalação.

Capítulo 1 : Olhar global sobre o conceito "rede".

Este primeiro capítulo é-lhe destinado se pretende instalar o WinDi numa rede.

Antes de começar a instalação desta aplicação, deve respeitar o conceito seguinte : para que o WinDi possa funcionar correctamente, e para que v. possa ficar completamente satisfeito desde a primeira instalação, deve indicar à sua LAN a presença de um disco virtual MS/DOS acessível a todos os utilizadores do LAN, e isto, sobre o mesmo nome de referência, por exemplo o disco W: ( ao nível dos utilizadores, o acesso às nossas funções é impossível através de discos diferentes). Aconselhamos-lhe fortemente a efectuar a instalação do WinDi a partir de um posto de trabalho à sua escolha, e não directamente sobre o servidor da rede.

O disco virtual que terá definido em função das suas possibilidades técnicas pode, muito bem, ter uma referência já existente utilizada pelos utilizadores para outras aplicações. Nesse disco virtual, a aplicação WinDi exigirá todas as prioridades de acesso ( durante e depois da instalação). Depois de ter instalado completamente o software, aconselhamos-lhe a proteger as directorias criadas aquando da instalação (...\LANGFILE e ...\CONJUG) contra todos os outros tipos de acesso podendo alterar o funcionamento dos programas WinDi, como INSERIR, DELETE,…Atenção: se desejar codificar de novo palavras no WinDi através do programa WinDi Codificação, as advertências precedentes não se aplicam ao repertório LANGFILE.

Para mais informações sobre o que foi mencionado em cima e relativamente à configuração da sua rede, queira remeter-se ao manual de instalação do seu LAN.

Advertência : para que a aplicação WinDi possa funcionar correctamente no seu LAN, os programas WinDi devem ter a capacidade de ler os diversos ficheiros de aplicação situados no servidor; o que, aliás, é o caso para todas as redes disponíveis no mercado. WinDi é compatível com as redes do tipo NOVELL (3.1X, 4.X, 5.X), LAN MANAGER, LAN SERVER, PATHWORKS, TCP/IP, NFS, PC-Support, LANTASTIC, etc. Queira consultar o capítulo 4.1 (Instalação do WinDi numa rede) onde são mencionados os eventuais problemas de "partilha de ficheiros" (sharing violation).

Capítulo 2 : Informações gerais relativas à instalação.

- Da potência do seu PC dependerá o tempo necessário para a instalação do WinDi. No que diz respeito às instalações numa rede, a capacidade do seu servidor é muito importante, uma vez que é ela que aumenta ou diminui a duração de instalação.

- Para as instalações de um só utilizador, recomendamos vivamente a utilização do programa "SMART-DRIVE" que permite reduzir ao mínimo o acesso físico ao disco local. Graças a este programa, economizará um tempo considerável!

- Para ser instalado, o WinDi necessita de um espaço no disco de aproximadamente 50 Mbytes.

As numerosas instalações que testámos em diversos computadores e em ambientes diferentes mostraram que a instalação do WinDi necessita de entre 10 minutos a uma hora, e isto em função das "performances" do hardware utilizado.

Capítulo 3 : Instalação do software WinDi.

3.1 Como instalar WINDI-UP.EXE.

Queira seguir as etapas indicadas em baixo afim de telecarregar e instalar o ficheiro WINDI-UP.EXE.

Convidamo-lo igualmente a ler os capítulos 6 e 7 deste manual de instalação afim de evitar qualquer problema durante a instalação !

Antes de tudo, visite o nosso site na WEB na página http://www.windi7.com/dwnupdem.htm. Deve respeitar escrupulosamente as etapas seguintes para que o WinDi funcione correctamente e para que obtenha satisfação completa desde a primeira instalação !

1. Registe ("Save") WINDI-UP.EXE assim que começar o telecarregamento com o seu Browser !

2. Coloque este ficheiro num repertório à sua escolha (ex: C:\TEMP).

3. Após o telecarregamento, poderá instalar o WinDi em modo de demonstração (únicamente para apreciação durante 24 horas !), mas se já possuir a sua disquete de "upgrade" poderá continuar a instalação e obter a versão oficial completa do software WinDi.

4. Para poder utilizar o módulo WinDi Browser, deve instalar o programa Internet Explorer da Microsoft (versão 5.0 no mínimo) antes de instalar o WinDi, senão este módulo não funcionará. Contudo, todos os outros módulos WinDi serão operacionais sem o Internet Explorer. Cabe-lhe a si decidir…

5. O programa de instalação do WinDi funciona sob o Windows. Afim de iniciar a instalação, coloque-se na directoria onde se encontra o ficheiro WINDI-UP.EXE (fazendo apelo, por exemplo, ao Windows Explorer) e clique sobre o ícone WINDI-UP. A instalação começará então. Resta-lhe apenas seguir as instruções que aparecem no écran. Se escolher uma outra directoria que não a sugerida pelo programa de instalação (C:\WINDI), utilise um nome de directoria até 8 caractéres no máximo. Saiba que pode instalar esta versão de demonstração num disco "virtual" (caso de instalação em rede). Assim, pode avaliar o WinDi em ambientes diferentes : enquanto utilizador único ou em rede.

6. Depois de ter instalado WINDI-UP.EXE, deve instalar o "upgrade". Este é-vos enviado pelo correio após o seu pedido, queira consultar a nossa lista de preços no nosso site na WEB para mais informações. Para instalar este "upgrade", basta seguir as instruções fornecidas com ele. Pode avaliar o WinDi imediatamente durante 24 horas em versão de demonstração mesmo se não encomendou o "upgrade". ATENÇÃO: esta versão de demonstração não é um software de partilha (ShareWare) nem um software gratuito (FreeWare) ! Não está autorizado a utilizar esta demonstração a não ser para fins de avaliação (isto implica que as mensagens "demonstração" aparecerão frequentemente no écran) ! Qualquer outra utilização desta versão constitui um atentado aos direitos de autor da Language Dynamics.

7. Na eventualidade de problemas de telecarregamento, pode tentar novamente telecarregar o WinDi utilizando o mesmo método.

No que diz respeito à directoria de instalação, o disco C: é proposto pelo programa para as versões a um só utilizador (pode escolher outro disco rígido, desde que este seja "fisico", ou seja, local). No caso de uma versão em rede, pode instalar o WinDi num disco do servidor, desde que este seja virtual (ver capítulo 1, "Olhar global sobre o conceito de rede".)

A directoria de instalação proposta por defeito é \WINDI\. Pode contudo modificá-la em função das suas preferências. Queira no entanto respeitar a sintaxe exigida pelo MS/DOS para definir as directorias. Aconselhamos-lhe, no entanto, a guardar o nome da directoria \WINDI\ para que nós a possamos identificar se for necessário.

Para uma versão LAN (rede), é necessário declarar uma directoria privada onde as aplicações deverão salvar as diferentes configurações. Para tal, a directoria C:\ WINDI é proposta por defeito. Em geral, cada utilizador dispõe de um disco rígido C: local. Pode senão, assinalar uma directoria privada dependendo do "nome do utilizador da rede" (Login Name), e isto após a utililização. No caso de NOVELL, por exemplo, cada utilizador recebe uma parte do disco do servidor (directoria privada). Esta directoria situa-se num local dependente do "nome do utilizador da rede" (Login Name). Pode certamente explorar este recurso nas aplicações WinDi, mas isso deve ser definido por um mesmo nome para todos os utilizadores (a unidade de disco U: correspondendo por exemplo à directoria…\USERS\xxx). Para mais informações sobre este assunto, queira ler o manual da sua rede.

Para modificar a "directoria privada" de um utilizador do WinDi em rede, pode modificar depois da instalação a primeira linha do ficheiro WINDI.INI que se encontra na directoria de instalação do WinDi. A segunda linha deste ficheiro indica onde se encontram os dicionários WinDi. Eis um exemplo do aspecto desse ficheiro :

C:\WINDI\

W:\WINDI\LANGFILE

Neste ficheiro, a primeira linha corresponde à "directoria privada". Pode substituir esta linha da seguinte forma, por exemplo :

U:\USERS\SEU_NOME_DE_ACESSO(login name)\ou D:\TEMP\

ADVERTÊNCIA : DEVE PÔR UM "\" NO FIM DA PRIMEIRA LINHA.

A "directoria privada" é criada automaticamente pelo programa WINDI.EXE quando esta aplicação funcina pela primeira vez

Capítulo 4 : Configuração do WinDi no Windows em rede.

Num posto de trabalho em rede, deve executar o programa WINDI.EXE (depois da instalação de WINDI-UP.EXE) afim de permitir a utilização do WinDi neste posto.

O procedimento de instalação descrito em cima deve ser aplicado em cada posto de trabalho que deve ter acesso às aplicações WinDi. Aconselhamos-lhe ainda, a leitura do ficheiro TNU.USR descrevendo a possibilidade de juntar um "nome do utilizador da rede" (login name) por utilizador para aceder à aplicação "WinDi Project Manager".

Não há nenhum limite quanto ao número de utilizadores que desejem utilizar as aplicações WinDi em rede.

4.1 Como se faz a instalação do WinDi numa rede.

Em alguns casos (certas redes de utilizador a utilizador-"Peer to Peer"), o servidor não permite que um mesmo programa seja utilizado por diferentes utilizadores ao mesmo tempo. Tal acontece porque o WinDi mantém permanentemente aberto um programa em leitura, e isto, para encontrar os seus recursos e os seus módulos. Poderia assim ver aparecer um erro de "partilha de ficheiros" (sharing violation).

Para resolver este problema, queira remeter-se ao manual da sua rede afim de utilizar o melhor possível as capacidades do seu servidor

Caso não tenha encontrado solução, pode recopiar a directoria dos programas WinDi (ver Cap.3.1 "Como instalar WINDI-UP.EXE") para a unidade de disco C: de cada utilizador da rede, utilizando, por exemplo, o comando :

COPY [DISCO]:\[DIRECTORIA]\*.* C:\[DIRECTORIA]

ou : [DISCO] = disco do servidor no qual instalou WinDi (ex. : F:)

[DIRECTORIA] = directoria na qual o WinDi será instalado (ex. : WINDI)

Se desejar copiar os programas WinDi para um disco pessoal, deve dizer ao Windows para utilizar o WinDi no disco correcto (C:\WINDI por exemplo).

O problema de "partilha de ficheiros" desaparecerá graças a estas optimizações.

Estas optimizações são particularmente recomendadas se o seu servidor é um mainframe (UNIX por exemplo) que pode ser sobrecarregado.

Capítulo 5 : Mensagem da equipa de desenvolvimento.

As aplicações WinDi são alvo de desenvolvimento constante. Com este objectivo, ficar-lhe-íamos agradecidos pelo facto de nos pôr a par das suas críticas, observações ou eventuais ideias susceptíveis de nos ajudarem a tornar os nossos programas ainda mais agradáveis à utilização.

As suas sugestões serão cuidadosamente analisadas, e, se possível, integradas nas versões futuras destes programas. Não hesite portanto a escrever-nos ! Se tiver encontrado um problema ao longo da instalação do WinDi, comunique-nos e dê-nos uma descrição precisa, para que o possamos reproduzir no nosso laboratório de desenvolvimento.

Em caso de problema, envie-nos um e-mail para o seguinte endereço : support@windi7.com !

Capítulo 6 : Como instalar o WinDi num PC utilizando "Double Space".

Certos PC´s utilizam aplicações como "Double Space" para aumentar a capacidade do seu disco duro local. Os procedimentos de compressão de dados destes programas não permitem diminuir o tamanho dos ficheiros de dados do WinDi. A proporção, depois da compressão continua a ser mais ou menos 1:1.

Neste caso, o problema é o seguinte : se o Windows, utilizando uma compressão de disco, declara ter, por exemplo, 50 Mbytes de espaço de disco livre, mas com uma proporção de mais ou menos 1:2 (capacidade não comprimida : de 25 a 30 Mbytes reais), o WinDi não disporá suficientemente de espaço de disco neste exemplo, uma vez que esta aplicação utiliza 50 Mbytes reais ao longo da sua instalação, para todas as línguas.

Para contornar este problema, se utilizar um compressor de disco, terá necessidade de aproximadamente 100 Mbytes de espaço de disco disponível antes de proceder à instalação do WinDi em 7 línguas. Neste caso, a instalação desenrolar-se-á sem problema. Queira notar que o WinDi utiliza o seu próprio algorítmo de compressão. Por exemplo, o algorítmo de conjugação ocupa à volta de 2,6 Mbytes de dados no seu disco rígido. Com efeito, a conjugação em 7 línguas representa uma base de dados de 300 Mbytes antes da compressão pelos nossos algorítmos !

 Capítulo 7 : Como instalar o WinDi num PC equipado com um "anti-virus".

Certos programas anti-vírus detectam, aquando da instalação do WinDi, acontecimentos que assimilam como sendo vírus. Não é verdade ! Ao longo da sua instalação, o WinDi cria numerosos ficheiros (mais de 150 ficheiros para todas as línguas) e selecciona-os um a seguir ao outro muito rapidamente. Assim, a criação dos 7 ficheiros de conjugação é muito rápida. Estes acontecimentos parecem provocar o lançamento destes programas anti-vírus, resultando no entrave do desenrolar da instalação do WinDi. Afim de evitar este problema, não active estes programas durante a instalação do WinDi, mas pode verificar o ficheiro WINDI-UP.EXE antes da sua instalação se assim o desejar. Depois de ter desactivado o seu sistema anti-vírus poderá de seguida instalar o WinDi. Por fim, uma vez terminada a instalação, reactive o seu sistema de protecção.

Capítulo 8 : Configuração exigida.

É-lhe necessário um PC 486 no mínimo (Pentium aconselhado) com 16 MB de RAM (32 MB aconselhados). O WinDi é compatível com o Windows 9x / NT 4.0 min. /2000. O WinDi ocupa à volta de 50 Mbytes no dísco rígido depois da instalação.

Capítulo 9 : Instalação do WinDi no Linux, OS2 (WinOS2) e noutros sistemas de exploração.

Afim de instalar o WinDi num sistema de exploração diferente do Windows, é necessário que esse sistema de exploração esteja ao nível de competir com o Windows (ex.: OS2, PowerMac ou Linux).

_________________________________________________________________

Logo

Visite o nosso site na Web : http://www.windi7.com